O estudante André Leone, do 8º ano da Escola José Sérgio da Costa, localizada no distrito de Riacho Verde, está entre os finalistas do Prêmio Peteca 2025 – Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).
André concorre na categoria Poesia, com um texto que aborda o tema do trabalho infantil, e representa com orgulho a rede pública municipal de ensino de Várzea Alegre. O evento final acontecerá nesta quinta-feira, 16 de outubro, a partir das 8h, no Teatro do Shopping RioMar Fortaleza.
“Estarei representando a educação e trazendo este título para Várzea Alegre”, afirmou o estudante em vídeo divulgado pelo Governo Municipal.
A diretora da escola, Socorro Caldas, celebrou a conquista e destacou o empenho dos alunos e professores. Ela lembrou que a instituição já foi premiada em edições anteriores do Peteca, nas categorias Desenho e Conto.
A secretária de Educação, Fábia Oliveira, também manifestou entusiasmo com o resultado, ressaltando que o feito de André “coloca o município em evidência e reafirma o compromisso da rede municipal com uma educação transformadora e cidadã”.
O Prêmio Peteca tem como objetivo promover reflexões sobre os direitos das crianças e adolescentes e é dividido nas categorias Conto, Desenho, Música e Poesia, em dois grupos temáticos.